Tipos de Distúrbios da energia elétrica

Tipos de Distúrbios da energia elétrica

Blackouts: que é a ausência no fornecimento de energia. Você provavelmente já conhece, pois já passou pela situação de estar em casa e de repente faltar energia, forçando-o a parar o que estava fazendo e esperar alguns minutos ou até horas até retornar o fornecimento de energia. Os blackouts também podem resultar na perda total dos dados e informações importantes.

Subtensão: é quando a amplitude da tensão está abaixo do normal.

Sobretensão: quando a amplitude da tensão está acima do normal.

Surtos: conhecido também como Picos ou transitórios de tensão. Estes podem causar a queima imediata dos eletrônicos e, em alguns casos, fumaça ou fogo.

Alterações de freqüência. A freqüência padrão de funcionamento da rede elétrica no Brasil é de 60Hz (e os equipamentos são preparados para trabalhar assim). Esta freqüência pode sofrer alterações, apesar de ser bem raro. Em geral, acontece em locais alimentados por geradores a diesel ou gasolina, sendo provocada por aumentos do consumo elétrico e o tempo de resposta do gerador insuficiente para atender essa variação. Uma grande alteração na freqüência pode causar desde mal-funcionamento até sobreaquecimento, com possível queima do  aparelho.

Ruídos: que são interferências advindas de cargas externas que poluem a rede elétrica. Esses distúrbios causam o desgaste prematuro dos componentes elétricos, reduzindo a vida útil dos eletrônicos, além de travamento e mau funcionamento.

Deixe uma resposta

Navegação Rápida
×
×

Carrinho